quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PEQUENOS ESPAÇOS

Um desafio cada vez mais comum: aproveitar o maximo possivel pequenos espaços. Este apartamento no bairro dos Jardins em São Paulo tem uma  sala que mede um pouco mais que dez metros quadrados. Precisava ter espaço para home-theater, sala de jantar, bar (fundamental, exigencia do proprietario, executivo do mercado financeiro que gosta de receber amigos) e ainda a possibilidade de acomodar um eventual hospede.
Como em apartamentos com área reduzida ganhar espaço é fundamental, optou-se por reduzir 42cm. no comprimento do dormitorio (já que o segundo dormitório seria transformado em closet). Assim, um nicho na parede foi criado em drywall (Decorsilva) para abrigar o bar.
Uma viga de concreto atravessa a parede de fora a fora, limitando  o nicho. Assim, a altura ficou equiparada à da porta de passagem  (2.10 mts).
Hora da marcenaria. Um painel é fixado na parede do home-theater, no mesmo alinhamento da parede do bar. Entre eles, é instalada a porta que dá acesso à área intima.
Os armarios (Japy Marcenaria) receberam acabamento interno em laminado plástico fosco para facilitar a limpeza e dobradiças tipo fecho-toque (dispensam puxadores, assim o efeito do painel fica contíno e as portas disfarçadas).
Para finalizar ,mini-dicróicas (Laboratório da Luz) no nicho e espelho no fundo. Tudo para aumentar a sensação de amplitude. Note que no espaço do home-theater, todas as tomadas ficam aparentes, bem como as entradas das caixas acusticas (tudo foi tubulado em conduítes que ficaram ocultos pelo painel). Pronto para uso!



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

DICAS: MAIS DRYWALL

 Voltando ao assunto drywall. Muita gente tem um certo preconceito com este tipo de acabamento que, se corretamente usado, tem resultados surpreendentes e muito práticos.
Neste apartamento situado no bairro do Itaim Bibi em São Paulo, toda divisão interna dos comodos é feita em chapas drywall (quartos, sala, cozinha e banheiros, alem de forro em chapas de gesso). Assim, ganha-se no tempo de construção e ao mesmo tempo facilita a vida de quem quer customizar o apartamento, moldando-o a sua maneira. Neste caso, aumentando a suite da moradora para ampliar o closet e transformar o segundo dormitório num home-office.


A adaptação teve inicio com o apartamento ainda na fase de consturção. Assim, os montantes metálicos de fixação das placas ainda estavam aparentes e foi mais facil localizar a nova porta de acesso.Uma abertura foi feita respeitando-se as medidas entre os montantes (60 cm.). Então o novo vão ficou com 1.20 mts. de largura. Execução Decorsilva Gessos.





Para que as portas de correr ficassem devidamente instaladas, um trilho foi colocado por dentro da parede divisória,ficando visivel somente quando se tem acesso ao novo home-office.
Quando a porta está aberta, o acesso é total. O projeto de marcenaria contemplou o fechamento de um dos vãos da porta de correr da varanda (uma folha fica escondida atrás do painel de madeira, que foi revestido dos dois lados para dar acabamento). Assim ganhamos espaço para fixar a TV.
Toda a fiação corre abaixo da escrivaninha, que tem duas portas para acesso à estes fios (elétrica, telefonia e dados). Assim nada fica visivel e, quando for necessário desligar ou dar manutenção, só puxar o rack da tv (com rodizios) que as portas se abrem por completo. Execução Japy Marcenaria, piso Projeto 1, iluminação Laboratório da Luz.