segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

REDUZIR, RECICLAR, REUTILIZAR


Um antigo painel de bambu, exposto ao sol, chuva e todo tipo de intempérie, sem a renovação de tratamento adequado e portanto totalmente avariado.... O unico caminho que restava era o do lixo, certo? Errado!. O bambu seco é um dos materiais mais resistentes que existem, usado em construções na China até como andaime para novos arranha-céus. Sendo lixado e tratado (principalmente contra fungos) e com um bom verniz marítimo ou Stein fica novo e pronto para outras funções.

Neste caso, como suporte para um pequeno jardim vertical. Tudo aqui foi feito pensando no principio dos "tres erres" que servem de guia para atitudes ambientais sustentáveis. O Bambu foi reutilizado, os vasos são feitos de materia plastica totalmente recicláveis e as ferragens (haste de rosca passante com porcas e arruelas de ferro e amarração dos vasinhos com fio de arame recozido) foram reduzidas ao minimo , alem de serem tambem recicláveis. Até as mudas foram reaproveitadas de um antigo vaso.



Dá para ser criativo com pouco. É só prestar atenção à sua volta e ver novas formas e novos usos para aquilo que seria descartado. Os lixões, a coletividade e o planeta agradecem. Faça a sua parte.