quinta-feira, 16 de junho de 2011

DICAS: DRYWALL

Transformar dois dormitórios em três ambientes distintos (um dormitório maior para a filha, um banheiro para completar esta suíte e um closet que seria utilizado no dormitório do casal. Isso sem perder espaço e não criar peso excessivo na laje. Para isso, a solução mais indicada foi o uso de drywall.
A parede que dividia os antigos dormitorios foi retirada, tomando-se o cuidado de forrar todo o piso de madeira original da casa e que seria reaproveitado. Como as portas davam para uma varanda externa, o vão de uma delas foi fechado até 1.80 mts. de altura para dar lugar à janela que faria a iluminação e ventilação do novo banheiro.
 Aí entra o drywall. Formado por uma estrutura interna de chapa galvanizada e duas placas de gesso, a parede resultante é sólida, durável e, no caso de uso em banheiro, resistente à umidade (Chapa Verde RU). As placas são aparafusadas na estrutura metálica interna e, para dar acabamento entre elas,  aplica-se uma fita especial. Internamente, podem receber uma camada de lã mineral para melhorar a acustica (são fono-absorventes). Neste projeto, a lã foi aplicada em todo teto (rebaixado com placas gypsum).
Depois da colocação da porta as paredes foram masseadas, lixadas e pintadas. Os armarios (Ornare) são auto-portantes ou seja, não precisam ser fixados na parede. Em caso de necessidade, uma estrutura auxiliar em madeira  aplicada transversalmente deve ser colocada antes do fechamento da parede. Assim, armarios suspensos tem como ponto de fixação a própria estrutura metálica interna da parede e a de madeira.  Iluminação e ventilador de teto do Laboratório da Luz.
No banheiro, os cuidados são maiores. Como a tubulação não exisitia, um shaft de alvenaria foi necessário para passagem dos tubos. Optou-se então e fazer esta parede (que vai do piso até o limite inferior do tampo da pia) em tijolos convencionais. Assim, quando o armario suspenso fosse instalado, ele poderia ser fixado sem problemas.
A banheira fica assentada junto às paredes originais da construção. Mas, se fosse necesário, a tubulação passaria sem problemas pelas paredes de drywall. Para marcar o expaço do box, um painel na área da banheira ( listone Flores Branco 15 X 60 da Portobelloshop).
Por fim, o armário (Interbagno) pôde ser colocado. Como o banheiro é todo branco, um detalhe em baixo relevo no tampo do granito (Arabesco) para dar acabamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário