quinta-feira, 2 de junho de 2011

ENTRE QUE A CASA É SUA.

Conhece algum cliente crítico, inconstante, que muda a toda hora o projeto e nunca está satisfeito com a obra mas depois fica todo orgulhoso quando elogiam o resultado final? Muito prazer, este sou eu! Fazer alguma modificação na própria casa é a maior provação para quem trabalha com isso todos os dias.

Este projeto já nasceu complicado por natureza... O terreno tem o formato de uma fatia de pizza (literalmente, pois mede 12mts de frente mas tem apenas 4 de fundos) além de um declive de mais de cinco metros.  Originalmente concentrei toda construção na parte da frente do terreno, deixando os fundos para um ótimo quintal arborizado... Até que... deu vontade de ter uma piscina em casa!


Aproveitando que a escada foi deslocada para uma das laterais, a antiga  foi escavada e coberta com uma laje pré moldada, dando origem à casa das maquinas. Para dar uma continuidade ao ambiente, tijolos aparentes contornam a área.

 Como o jardim diminuiu, o jeito foi concentra-lo todo num lado só do terreno. Para isso as paredes foram impermeabilizadas, assim a terra utilizada não passa infiltração para os muros. A jaboticabeira foi poupada e a jardineira faz um contorno à sua volta. A piscina (Sibrape) é de vinil, então não foi necessário uma grande estrutura de concreto para acomoda-la.


 Aproveitando os muros que divide o jardim da passagem, dois pranchões de madeira foram fixados e tem agora a função de bancos. Verniz marítimo para protegê-los e muita grama amendoim para fazer a forração. As palmeiras crescem e assim isolam a área dos olhares curiosos.

Outro desafio: Como o terreno vai estreitando, a piscina (quase uma pequena raia -(C) 7,5mts X (L) 2,5mts X  (P)1,5mts) fica praticamente colada ao muro divisório. Um painel foi feito na parede com revestimento cerâmico (o mesmo do piso, porem na cor branca), com desenho formando pequenas ondas.



No centro do painel cerâmico, foram aplicados três módulos removíveis em bambu tratado. Eles receberam a iluminação e tem a função de eliminar a sensação de estar ao lado de um muro. Á noite, o efeito é bem legal. Todo o limite entre a área da varanda  e a área da piscina (quase 1.70 mts de desnivel) é separada por um pranchão de madeira, instalado à 45cm de altura que funciona como um longo e agradavel banco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário