terça-feira, 31 de maio de 2011

PEQUENA COBERTURA

Uma pequena cobertura no vigésimo segundo andar de um edificio em São Paulo tinha várias qualidades. A principal delas: a vista! A grande questão à ser vencida era tirar partido disso, uma vez que os terraços eram estreitos e o melhor skyline ficava justamente onde havia uma parede.
 O tamanho da encrenca: parapeito baixo, desnivel do piso, tubulação externa dos respiros das bacias (de todo o predio!) além de pouco espaço para trabalhar.... Mas com um visual que valia a pena qualquer desafio.
Uma grande abertura foi feita na parede para integrar o terraço à sala de estar Este novo espaço deveria abrigar  uma cozinha de apio e ao mesmo tempo uma micro área de serviços. Para isso foi instalada uma cuba-tanque (da MEKAL, que quando não está em uso fica fechada por um cêpo de madeira), maquina de lavar e secar ( Samsung ), um frigobar e um pequeno balcão para trabalhos, refeiçoes ou apoio num dia de happy-hour. Toda tubulação ficou embutida em um shaft interno e o parapeito foi revestido do mesmo granito das bancadas (Arabesco Marmores e Granitos). 
 A estrutura do fechamento da nova área foi feita em aluminio anodizado branco e fechada com vidro temperado montado em caixilhos (de correr na parte inferior, basculantes na superior) e a cobertura recebeu vidros reflexivos (com uma película que rebate os raios solares e filtra o calor). Uma porta de correr de vidro dá acesso ao restante do terraço. Execução Alfa Coberturas.
 
Toda a vista que antes era desperdiçada agora é aproveitada ao maximo por todos (Oscar e Juquinha me agradecem todos os dias...rs).

quinta-feira, 26 de maio de 2011

DICAS: PISO

Este apartamento à beira-mar em Recife (PE) possui uma sala grande e quadrada. Havia a necessidade de vários ambientes mas que fossem integrados. Como um dos pedidos dos proprietários era a não utilização de tapetes, pensei em fazer piso frio desenhado que tivesse esta função. Para isso foram utilizados porcelanatos de formato médio ( 45 X 45 ) Portobello em tons e acabamentos diferentes.
Todo piso original foi removido, para que o contrapiso fosse completamente nivelado. Para isso foi necessário remover a esquadria da varanda. O teto tambem foi rebaixado para receber novos cirucuitos de iluminação e distribuição de som ambiente.
 Sempre seguindo a paginação pensada no projeto, o piso começou a ser assentado deixando livres os espaços onde iriam ser colocadas as pastilhas de vidro (Vidrotil). Uma tabeira de porcelanato com colocação ortogonal foi feita em todo perímetro da sala e o miolo do "tapete" foi instalado na diagonal à 45 graus. Os quadrados de piso mais escuro são formados por quatro unidades de piso.
 Só depois as pastilhas de vidro foram colocadas. Como existe diferença de calibre (espessura) entre o porcelanato e as pastilhas, foi necessário preencher esta diferença com argamassa para a superfície ficar toda nivelada.
O resultado foi uma sala com piso uniforme que tem a função de unir todos os ambientes como um tapete delimitado pelas pastilhas de vidro. Porem com detalhes neutros o suficiente para não aparecerem demais e destacar os móveis (Artefacto).

terça-feira, 24 de maio de 2011

COZINHA GOURMET





Este é um projeto de uma cozinha gourmet para o show room de uma loja na Rua Gabriel Monteiro da Silva. A idéia é trazer um chef convidado para ministrar aulas e preparar pratos para convidados que, alem de provar as estreladas refeições  terão uma área para degustação de  vinhos especialmente selecionados para cada prato apresentado.

Os materiais do pisp são diferenciados:  a área de cocção recebe um piso de pastilhas de vidro pretas com rejunte preto. Assim facilita a limpeza e, ao mesmo tempo, destaca os móveis (FAVO, que tambem fez o 3D).  Ao lado da bancada, uma horta vertical, onde os ingredientes frescos podem ser apanhados e usados diretamente nos pratos.

 
Uma área de pré-preparo, isoldada do restante do ambiente, é utilizada para armazenar alimentos, lava-los e deixar tudo pronto para auxiliar o chef na hora de preparar os pratos. Esta área tem armários para eletrodomésticos, pia auxiliar e bancada de trabalho. Prateleiras abertas ajudam na organização e deixam tudo o que é importante à mostra.

 Esta é a planta do espaço.
 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

SALA DE JANTAR



Esta sala de jantar é do mesmo apartamento mostrado abaixo. Tinha móveis escuros, tapete desproporcional ao tamanho da mesa e iluminação desatualizada. A maior exigência do cliente era fazê-la mais clara, confortavel e adequada ao seu dia-a-dia.







A opção foi por rebaixar somente o perímetro da sala, já que o pé-direito é baixo. Toda iluminação foi pensada para ser pontual, já que telas seriam acrescentadas depois do trabalho finalizado. O lustre (Laboratório da Luz) acima da mesa possui dois comandos independentes (um para baixo, iluminando a mesa e outro para cima, iluminando o teto). Assim cria-se a possibilidade de vários cenários conforme a necessidade de uso. O tapete redondo (Santa Mônica) dá um aspecto mais informal à mesa quadrada de aço escovado (Espaço Exclusivo) e ao mesmo tempo faz com que o piso original do apartamento apareça mais. Como já existia um nicho na parede, ele foi aproveitado com um movel (Japy Marcenaria) para acomodar toalhas, talheres e louças.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

DICAS DE COBERTURA


Aqui uma cobetura em policarbonato com revestimento em bambu. Feita na área da churrasqueira, ela complementa a cobertura existente e prolonga o espaço util.  Como o Policarbonato passa calor, o bambu deu uma suavizada e ao mesmo tempo, por ser leve, não implica em grande peso na esturtura. Para proteção maior do sol, foi aplicado um toldo para fechamento.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

SALA COM HOME-THEATER


Esta é a sala antes da intervenção. O cliente necessitava de mais claridade, uma boa aparelhagem para home-theater e, claro modernizar e deixar mais aconchegante o ambiente. De uma coisa ele não abria mão: uma boa poltrona para leitura, ouvir boa musica classica e assistir seus DVDs. Uma pequena obra civil foi necessária para adequar a fiação e a nova iluminação.


Um painel de madeira clara modulado em grandes quadrados foi aplicado à parede para esconder a passagem dos fios (embutidos na parede com conduítes) e ao mesmo tempo aquecer o ambiente. A distribuição do som foi feita totalmente pelo teto assim como a nova iluminação (para isso somente o teto desta área foi rebaixado em 15 cm, mas no restante da sala optou-se por rebaixar somente o perímetro, já que o pé-direito original era baixo). Os tapetes (Santa Mônica )tem formatos, grafismos e texturas diferentes, porem as mesmas cores básicas, para dar unidade. Rodapés de MDF foram aplicados e portas clareadas. Mesa de centro Saarinem, poltrona Charles Eames, marcenaria Japy Marcenaria, rebaixamento de gesso Decorsilva. Iluminação Laboratorio da Luz.

 

terça-feira, 17 de maio de 2011

LOFT SOLTEIRO






Sala de um pequeno loft para jovem solteiro, cujas necessidadaes eram uma TV maior, equipamentos de som para um Home Teather e ao mesmo tempo ganhar espaço sem a necessidade de reformas no ambiente.






Todos os ambientes são integrados (exceto o banho). A proposta era fazer um movel para Home-Theater onde, alem da TV e equipamentos, houvesse um espaço para abrigar uma pequena coleção.  Como o ambiente é estreito, optou-se por fazer uma estante com um minimo de profundidade e ao mesmo tempo que percorresse quase toda extenção do apartamento.







O projeto tambem tirou partido de um pequeno recuo na alvenaria. Assim, uma parte da estante ficou com 35 cm. de profundidade (onde está a TV), o módulo para os equipamentos ficou com 50 cm. de profundidade e, a continuação da estante apenas com a espessura de uma chapa de mdf revestida (1,8 cm.). Assim a estante cresce mas não ocupa o espaço precioso de circulação.






Esta parte abriga quadros e gravuras, sem necessidade de serem fixados (tem uma pequena prateleira com ressalto para abriga-los e ao mesmo tempo evitar que se desloquem.




Com iluminação embutida e prateleiras de vidro ( para permitir a passagem da luz) o espaço para a pequena coleção está garantido. E ainda  tem uma pequena adega climatizada para complementar o clima de aconchego.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

BANHO SUITE CASAL






 A reforma do banheiro desta suite teve como base a atualização dos acabamentos e algumas mudanças no posicionamento das peças. Na área do BOX foi utilizado um mosaico de porcelanato (Relevo Liena Bianco) da Portobelloshop.  realçado pelas microdicroicas do Laboratorio da Luz. No piso foi aplicado o porcelanato Ecowood Canela 15 X 90 tambem da Portobelloshop com rejunte da mesma cor. Assim o efeito "deck de madeira" fica mais pronunciado. Duchas Interbagno, registros Decca.





Já na área da HIDROMASSAGEM, como fica fora do box e dos vapores, foi aplicado o mosaico Natural Mix Brown (madeira, resina e coco) da Portobelloshopp. A luz azulada da banheira vem de leds do Laboratorio da Luz (mais economicos e de efeito relaxante). Veja como o frontão de mármore carrara (Arabesco)  da pia segue por cima do capeamento da banheira, dando unidade ao conjunto.

 



Na área das CUBAS, o tampo foi rebaixado para que as cubas (sobrepor da Decca) ficassem na altura correta. A porta, antes de abrir, foi deslocada para a direita e agora é de correr, embutida pelo lado do closet.



Na area da BACIA, o mesmo recurso usado no box.... Piso Ecowood canela com rejunte canela. Veja como ficou destacado do piso geral do banheiro (Extra Bianco 60 X 60 Portobelloshop).